Nasceu em 25 de maio de 1953 em Scarsale, no estado de Nova York (EUA). Feminista, escritora e artista, Eve Ensler é uma das personalidades mais importantes do mundo do teatro e tem uma longa militância como uma ativista pelos direitos das mulheres. Sua obra mais importante, Os Monólogos da Vagina (premiado em 1997, o prestigiado prêmio Obie), foi traduzido para 48 idiomas e trouxe para o palco com grande sucesso em 120 países na Broadway (de estrelas como Susan Sarandon, Glenn Close, Melanie Griffith e Winona Ryder), Londres (Kate Winslet e Cate Blanchett), na Itália (entre outros por Lella Costa, Lucia potties, Lucrezia Lante della Rovere, Cenci Athina). A partir desse ato nasceu o movimento V-Day, movimento ativista global para acabar com a violência contra mulheres e meninas.
Ela se formou em Middlebury College, no ano de 1975, com uma tese sobre o suicídio na poesia contemporânea, foi uma forma de superar o trauma sofrido aos 10 anos por causa de abuso sexual e físico por parte de seu pai.
Casou-se em 1978 com Richard McDermott, de quem se divorciou em 1988. Mãe adotiva do ator Dylan McDermott, que ela adotou quando ele tinha 15 anos e ela tinha 23 anos. Bissexual declarada, Eve vive atualmente com seu parceiro Ariel Orr Jordan, que é também o seu psicoterapeuta em Nova York, onde ensina escrita dramática na Universidade de Nova York.
Em todas as suas obras, o autor oferece espaços valorizados e incomuns de maturidade e crescimento para a consciência feminina. Além disso, Ensler, em sua tentativa de levar as mulheres para uma nova descoberta de si mesmas, também se destina a orientar os homens para o respeito pelas mulheres
Originalmente publicado no Blog: Um Bilhão que se Ergue / http://www.blogger.com/profile/09994638705481041992
Nenhum comentário:
Postar um comentário